Achei que deveria falar sobre isso com vocês, apesar que vários blogs estão falando sobre depressão e também sobre a nova série da Netflix que não eu não assisti, mas eu já li o livro então não sei falar para vocês o que mudou ou se mudou alguma coisa. Só sei que eu queria muito falar com vocês sobre isso…
Se você está passando por um momentos difícil, queria dizer que esse post é voltado para você, e que você pode – e deve – lê-lo até o fim para saber como lidar com isso ou então como lidar com seus amigos e ajudá-los a te ajudar! Porque eu sei que nem sempre é fácil…
Sim, porque eles querem te ajudar, mas muitas vezes não sabem como… Deves saber que nem todos tem o dom de aconselhar nem todos saber lidar com alguém que passa por um momento difícil, por isso eu fiz esse post, pensando em ajudar as pessoas que querem ajudar quem precisa.
Não é besteira
Não importa o que algumas pessoas dizem! A depressão não é uma besteira ela não deve ser diminuída e muito menos deixada de lado. Algumas pessoas acham que é besteira o fato da pessoa estar mal muitas vezes não sabemos o que se passa na cabeça de outra pessoas. Algo que para nós parece besteira para outra pessoa pode ser a pior coisa do mundo. Tente entender que nem todo mundo pensa como você!
Talvez eu nunca saiba por que vocês fizeram o que fizeram. Mas eu posso fazê-los sentir como foi.
Hannah Baker
Não queremos admitir
Uma pessoa em depressão pode não querer falar sobre o que está acontecendo, ou até mesmo pode nem sequer entender o que está acontecendo, então não o force. Não os deixe sozinhos, mas não nos faça falar, quando quiser pode apostar que as palavras sairão sem ser pedidas. Fique do lado e de apoio as vezes as pessoas só precisam de silêncio…
Não somos de vidro
É claro que as pessoas em depressão devem ser olhadas com mais atenção, devem ser privadas de algumas situações que possam expô-las a gatilhos que façam com que se sintam pior, mas não são de vidro, você não precisa escondê-la do mundo e protegê-la de todo o mal. Deixe que a vida vá fluindo…
Pequenos passos, grandes conquistas
Calma, uma pessoa com depressão não vai querer aceitar o seu convite para uma super balada no fim de semana de uma forma tão fácil! Não é que ela não queira ir, e entendemos que você fez esse convite com as melhores intenções, mas não é tão fácil assim… Uma coisa de cada vez vai com calma com algo mais tranquilo. A casa e a cama são o porto seguro de quem está em depressão, não queira afastá-lo assim de uma vez!
Dê o ombro amigo
Deixe a pessoa chorar, não minimize o sofrimento de quem está em depressão, nada de falar que é preciso ver o lado bom da vida e todos esses conselhos prontos que ouvimos por aí. Diga que a vida tem picos, altos e baixos e que você estará lá em todos eles. Que a pessoa pode contar com você e que você irá respeitar esses momentos.
Fique atento!
Infelizmente sabemos que muitos casos de depressão terminam em suicídio. Você não precisa vigiar a pessoa 24 horas por dia, mas fique atento, normalmente essas pessoas são pequenos sinais e isso já é um alerta para procurar ajuda profissional é indispensável nessas horas!
Antes de vocês começarem uma discussão no post ou no meu e-mail quero que vocês saibam que eu não sou nenhum tipo de profissional. Quem está com depressão ou apresenta algum sinal dessa doença deve procurar ajuda PROFISSIONAL! Se você conhece alguém que passa por isso não vire as costas, mas de sua mão para ajudar.
A serie e o livro falam sobre diversos outros assuntos como bullying, assedio… Caso vocês queiram outro post sobre isso me falem!
Espero que tenham gostado do post!
Um beijo, um queijo e até o próximo post!
Comente pelo Facebook