Eu li em diversos blogs que um dos desejos de grande parte das pessoas era ser mais organizado durante o ano de 2018. Também li que grande parte das pessoas que prometeram ser mais organizado esse ano e está desistindo por não conseguir.
O método de organização não é igual para todo mundo. Acho que já devo ter falado aqui umas mil vezes que agenda, planners, caderninhos ou aplicativos funcionam para apenas algumas pessoas e que isso pode ser ou não eficaz para você.
Atualmente existem trilhões de formas de se organizar. Se você parar um pouco e olhar no Google vai encontrar diversos tipos de dicas de organização. Desde como criar um Bullet Journal a como se organizar com o Google agenda por exemplo. No fim a única pergunta que fica no ar é:
Qual é a melhor forma de me organizar?
Imagine a seguinte situação: Você está acabando de chegar na sua casa, depois de um dia longo de trabalho estressante com chefe que além de ficar no seu pé ainda te pressiona para realizar as metas impostas por ele, mas você ainda tem que mais coisas para fazer ao chegar na sua casa que mesmo cansada você ainda tem que estudar e lhe dar um tempo de descanso.
Acredite ou não, isso acontece com milhões e milhões de pessoas que estão passando pela mesma coisa que você. Existem diversos vídeos e post em blogs que ensinam métodos de organização, mas no final você acaba não se interessando por nenhum e isso te faz desistir.
Calma, se você está passando por isso saiba que existe um métodos que eu posso afirmar com absoluta certeza que da certo. O método é SE CONHECER!
Caraca Jéssica! Você escreveu tanto enrolou e enrolou para falar apenas isso?
Sim! Obrigada por ler até aqui! hahahah
Não se trata de uma forma revolucionária para se organizar, não é nada que esses milhões de vídeos já tenham falado para você! Se trata apenas de você se conhecer para saber o que realmente funciona.
Ninguém nasce organizado, ninguém tem o dom de organização. Isso se aprende! Eu não era nem de longe a pessoa organizada a 10 anos atrás. Eu simplesmente achava por exemplo que tudo deveria acontecer naturalmente. Assim como a chuva, sabe?
Cai de forma espontânea quando o clima está favorável. E sabe o que isso me causou?
Notas baixas, perca de tarefas, trabalhos e etc… isso na época de escola. Vocês precisavam ver meu caderno de geografia, eu não escrevia nada! Desculpa Marlene… (professora de Geografia)
Para me organizar da forma que eu queria eu comecei a ver vídeos e dicas na internet. Isso até funcionava no começo mas me dava uma aflição gigantesca, pois depois de um tempo eu acabava desistindo de fazer tudo que me passavam. Foi aí que eu decidi me conhecer melhor, tentar entender o que estava funcionando para mim de uma forma mais eficaz.
Percebi que o ato de anotar tudo em uma agenda me fazia lembrar dos meus compromissos e ainda me ajudava a ficar mais longe do meu celular já que caprichava nas minhas anotações.
Cercada pela produtividade:
Acho que essa com certeza é a palavra do século! A produtividade que tanto falavam me trazia a ilusão que eu não fazia nada no meu dia. Mesmo depois de ter trabalhado, estudado, saído para passear com o cachorro e ido à academia… parece que não era tão produtiva quanto essas blogueirinhas de lifestyle que é dona da casa, faz faxina, é casada, vira estrela, cuida do filho, trabalha, tem canal do YouTube e ainda escreve um livro. Entendem?
Eu estava chateada comigo mesmo por não ser tão “legal” como elas, e tinha me esquecido a falsidade que tem por trás de um computador..
A vida não é exatamente assim!
Agora leia com atenção o que eu vou escrever:
Nos não somos robôs, não somos obrigados e nem deveríamos nos sentir obrigados a ser produtivo o dia todo o mês inteiro. Temos problemas pessoais, cansados físicos e mentais e temos o direito de deitar no sofá e ver a novela das 7 e permanecer ali até a hora que der sono pois merecemos descansar e principalmente desestressar!
Porém, aqui vai algumas dicas para vocês:
Anotar tudo:
Procure o melhor método para se organizar aprenda a anotar tudo que é necessário em apenas um só lugar. Seja ela agenda, planner, caderno celular.
Ache a melhor maneira de se organizar independentemente se for algo mensal ou semanal. Isso tem que ser bom e útil para você.
Metas realistas:
Você tem que aprender a ser coerente! Você tem que aprender a criar metas realistas e pequenas assim pode alcançar seus objetivos sem frustrações.
Crie seus projetos:
Sejam fazer uma viajem, ou conquistar o mundo é necessário criar um projeto de forma simplificada.
Sem neura!
A organizado está aí para te ajudar não para te magoar! Se em alguma semana estiver complicado demais para colocar tudo em ordem, tudo bem! Você pode deixar para depois, o que não pode e desistir.
Por mais posts que eu já tenha escrito aqui sobre isso, acho que vale a pena deixar bem claro para vocês que esse tipo de coisa tem que surgir de você, tem que ser uma vontade sua de mudar o seu cotidiano.
A mudança que você quer na sua vida só depende de você.
Com amor. Jess
Comente pelo Facebook