Eu estava devendo esse post para vocês, já que conversei com algumas amigas/leitoras aqui do blog que me confessaram também terem o mesmo problema com ansiedade, já que as mesmas queriam muitas vezes ser, fazer ou ter algo que para elas era muito difícil.
Provavelmente algumas de vocês já terem ter passado por isso. Sabe aquela sensação angustiante de talvez nunca conseguir o que quer? Ou aquela sensação de nunca ser o suficiente? Então, quem convive com a ansiedade passa por isso todo dia independente da hora! A vontade de chorar e se isolar é muito grande. E vocês sabem o que faz uma parte das pessoas? Se isolam! Poise, talvez seja daí que outras doenças mais graves ainda é complicadas aparecem…
Não sei se já comentei esse tipo de coisa aqui, creio eu que pelo ou menos em um dos post colocados aqui no blog já devo ter comentado sobre meu problema de ansiedade e de como isso me afeta, teve uma época que eu até tive problemas com peso por conta disso e tive que aprender a controlar minha ansiedade antes que isso se torna-se algo totalmente sem controle algo que só quem convive ou já conviveu com esse problema sabe o quanto é complicado.
Foram momentos no qual eu tive que aprender a me controlar, tive que aprender a respirar calmamente também a ser uma pessoa bem mais zen e é lógico que eu procurei ajuda profissional, também aprendi outras técnicas que me ajudar demais a me controlar.
Seria essa uma das maiores crises da humanidade? A ansiedade!
Hoje mais do que nunca queria poder ter cuidado disso mais cedo, quem diria que isso se tornaria uma dos meus maiores pesadelos. Antes de escrever aqui o que me ajudou a melhorar quero deixar bem claro que você precisa de um profissional, você precisa de ajuda e o que você está passando não é brincadeira. Não se trata apenas de uma frescura sua, ok?
Isso nunca é e nunca vai ser uma frescura. Procure ajuda!
Mudanças de hábitos são totalmente complicadas! Não é nada fácil você aprender a desenvolver um hábito novo, mas existem coisas que você precisa mudar, seja aprender a parar de comer aquele chocolate no fim de um dia, ou parar de procrastinar desde que eu saí da posição vítima e passei a me monitorar percebi alguns comportamentos prejudiciais que me faziam entrar numa ansiedade incontrolável, coisas essas que eu não vou falar aqui, mas quem quiser conversar mais comigo pode me chamar no e-mail ou em alguma rede social.
Passei a comprar alguns livros sobre o assunto para entender como esse processo funcionava na minha cabeça e como eu poderia transformar um hábito ruim em um bom. Um dos livros que eu comprei foi o pequenas atitudes, grande mudanças que fala sobre como microrresoluções podem transformar dia vida. Outros livros com: O poder do hábito e também hábitos de pessoas altamente eficazes também me ajudar nesse processo de alto conhecimento.
Link de lojas onde vende esses livros:
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Amazon
Pequenas atitudes grandes mudanças – Saraiva
Criar esses hábitos foram essenciais e me ajudar a controlar a ansiedade! Os hábitos mais importantes para mim foram:
1- Meditação: Os benefícios da meditação são inacreditáveis, existem varias matérias na internet que já mostram quais os benéficos de fazer meditação, de como essa prática pode te ajudar no dia-a-dia.
2- Exercícios físicos: Você não precisa ir para academia todo dia, mas que tal passear com seu cachorro no fim dia? Dar uma voltinha com ele por algumas ruas ou então fazer uma caminhada na parte da manhã! Isso vai liberar serotonina que é o neurotransmissor da felicidade.
3- Ser mais organizada: A organização sempre vai ser a mãe do negócio, ser organizada vai muito mais além facilitar sua vida, trata-se de também dar um jeito de “esvaziar sua cabeça” dos problemas que precisam ser resolvidos. Eu vou sempre estar disponibilizando arquivos para vocês baixarem como o planner do mês de outubro para vocês se organizarem:
Existem também outras coisas que me ajudaram a controlar a ansiedade como:
- yoga 🧘♀️
- Escrever
- Evitar pensamentos negativos
- Caminhada
- Chá ☕️
- Evitar o uso de cafeina
- Diminuir o consumo de açúcar
- Rotina noturna
Lembre-se isso não é frescura, você precisa e deve procurar ajuda caso necessário. Espero que vocês tenham gostado do post e me contem se vocês já tiverem esse tipo de problema também ou se vocês convivem com a ansiedade.
Com amor Jess.
Comente pelo Facebook